Arcebispos

Arcebispo no CNBP-Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Modelo do brasão de armas de um arcebispo  arcebispo (em grego: αρχεπίσκοπος , archepiskopos: "arche" - "primeiro" + "episkopos" - "supervisor") é um bispo que pode ser católico ou protestante que, normalmente, está à frente de uma arquidiocese ou instituição similar. Históricamente foi uma criação administrativa da Cúria Romana para atender aos anseios das populações e dioceses mais afastadas de Roma
  • Arcebispo metropolitano: é o arcebispo da arquidiocese sede de uma província eclesiástica, a qual é formada por várias dioceses. Tem todos os poderes do bispo em sua própria arquidiocese e poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as demais dioceses (chamadas sufragâneas). 
    • Alguns líderes (eleitos pelos seus respectivos sínodos e depois confirmados) são também arcebispos metropolitas. Eles governam uma Igreja autônoma demasiado pequena para ser elevado aos títulos de patriarca ou de arcebispo maior.
  • Arcebispo maior: é um título especial concedido atualmente apenas aos líderes (eleitos pelos seus respectivos sínodos e depois confirmados). Elas, não conseguindo satisfazer determinadas condições, não foram elevados ao grau de patriarcado. Por esta razão, um arcebispo maior é honorificamente inferior a um patriarca, mas superior a um arcebispo primaz.
  • Arcebispo titular: é aquele que tem o título de uma arquidiocese que existia no passado, mas agora só existe como título. Não tem jurisdição ordinária sobre uma arquidiocese. 
  • Arcebispo ad personam: é um título honorífico pessoal com o qual se distingue alguns bispos. Não tem jurisdição ordinária sobre uma arquidiocese.
  • Arcebispo primaz: é o título honorífico dado a arcebispos das circunscrições eclesiásticas mais antigas ou representativas de alguns países ou regiões. São-no, normalmente os bispos das dioceses cuja notícia histórica é a mais remota. 
  • Arcebispo coadjutor: é o bispo auxiliar do arcebispo governante, que goza do direito de sucessão e ao qual já foi concedido o título de arcebispo (caso não lho tenha sido concedido é apenas bispo coadjutor).
  • Arcebispo emérito:  é o arcebispo que renuncia ao governo de uma arquidiocese, em geral, ao completar 75 anos de idade.
  • Os arcebispos que não se inserem em nenhuma destas categorias são simplesmente denominados por arcebispos.
    Os arcebispos apõem ao respectivo brasão de armas a cruz arquiepiscopal (cruz dupla) e o capelo verde de 20 borlas.
    Adaptação para o uso em nosso Conselho: Dom Elias Batista Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário