Elogio de Dom Filismar

Bendito o que Vem em Nome do Senhor!


Que Deus abençôe a Dom Josué Souza Torres e os que por ele forem abençoados!
 
Minhas saudações pessoais em nome do Catolicismo Evangélico Salomonita, a Dom Josué Souza Torres, Bispo Primaz da Igreja Episcopal do Evangelho Pleno, que estará ordenando e sagrando ministros cristãos, no dia 12/11/2011, na extensão dos elos da Sucessão Apostólica Histórica, no templo da  Igreja Evangélica Ministério Javé Nissi, à Rua Marechal Fontinele, 4593 - Mallet - Rio de Janeiro, RJ.
Minhas saudações igualmente aos Reverendos Rodrigo Fadool, Elias Batista, Reinaldo Tavares, Jorge Milona e outros irmãos que estão envolvidos neste ministério de evangelicidade e apostolicidade da Igreja de Cristo, na linhagem da sucessão apostólica histórica.
É com muita alegria que o Catolicismo Evangélico Salomonita no Rio de Janeiro recebe este auspicioso evento, até porque também estamos alinhados entre as igrejas que conferem a sucessão apostólica a outras igrejas, pois já o fizemos a três igrejas irmãs, sendo à Igreja Ortodoxa  Constantinopolitana (no Rio de Janeiro), à Igreja Católica Carismática (na Alemanha) e à Igreja Episcopal Evangélica (no Nordeste Brasileiro).
O Catolicismo Evangélico Salomonita relembra com  gratidão a Deus, a unidade e ecumenicidade da Fé Eclesial mantida desde o Concílio Apostólico de Jerusalém na Era Apostólica, no Concílio de Nicéia em 325, no Concílio de Costantinopla em 381, no Concílio de Éfeso em 431, no Concílio de Calcedônia em 451, nos Concílios de Constantinopla em 553 e em 681, no Concílio de Nicéia em 787 e  no Concílio de Constantinopla em 869, quando ainda havia certa unidade entre os cristãos. Infelizmente o Patriarca de Roma alimentou querelas com os outros quatro Patriarcas Ortodoxos durante muito tempo, rompendo-se da sua comunhão  em 1054, quebrando a unidade e  impondo-se como Imperador Mundial;        igualmente louva a Deus pela unidade e ecumenicidade mantida entre as diversas Igrejas Ortodoxas, que respeitando a autonomia de suas diversas congregações, mantém os quatro Patriarcados, seus Metropolitas e Bispos  unidos sob a liderança do Patriarca Ecumênico de Costantinopla;     louva também ao Bom Deus pela unidade de Fé mantida entre os cristãos evangélicos, em torno da Bíblia como Palavra de Deus, vivenciando a diversidade e a multiplicidade de formas cultuais dinamizando uma mesma e única salvação em Cristo.
Trago carinhosamente à memória e com gratidão, o  kairós  de Deus em tempos dificeis, quando  nós buscávamos a Sucessão Apostólica Histórica no Quadrilátero de Lambeth para o Catolicismo Evangélico  Salomonita, impedidos que fomos pelas dificuldades das guerras mundiais.  Graças a Deus a recebemos pelo Ministério Apostólico de Dom Carlos Duarte Costa em 1945, durante o seu rompimento com as desorientações do Papa de Roma, sagrando Bispo a Dom Salomão Ferraz, nosso primeiro Primaz no Brasil.
A investidura que agora ocorrerá e a criação do Conselho Nacional dos Bispos Protestantes do Brasil, faz-me lembrar do acerto daquela propositura do Quadrilátero de Lambeth de 1888,  com  sua Resolução nº 11, a partir da Câmara dos Bispos da Igreja Episcopal Protestante dos Estados Unidos da América em 1886, à qual o Catolicismo Evangélico Salomonita alimenta acolhimento, incentivo, divulgação e esforço por manutenção.  Afirma o seu texto:
 -"Conferência de Lambeth de 1888, Resolução 11 -
 Que, na opinião desta Conferência, os seguintes Artigos provêm o fundamento pelo qual a reconciliação pode ser, pela bênção de Deus, obtida mediante uma Reunião Doméstica:

1.As Santas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, como “contendo todas as coisas necessárias para a salvação”, e como sendo a regra e o padrão final de fé.
2.O Credo dos Apóstolos, como o Símbolo Batismal, e o Credo Niceno, como suficiente declaração da fé Cristã.
3.Os dois Sacramentos ordenados pelo próprio Cristo – o Batismo e a Ceia do Senhor – administrados pelo uso regular das palavras de Cristo que os instituiu e dos elementos por Ele ordenados.
4.O Episcopado Histórico, adaptado localmente nos métodos de sua administração para as variadas necessidades das nações e povos chamados por Deus na Unidade de Sua Igreja".
Benvindos irmãos em Cristo! Mais um laço na unidade dos cristãos, além das Escrituras Sagradas como Regras de Fé e Práticas, o cumprimento das ordenanças do Batismo e Santa Ceia como Jesus Cristo as instituiu e a confirmação dos elementos da Fé Cristã Apostólica, como era no inicio das Comunidades Cristãs. Somos todos um em Cristo, o Filho Unigênito de Deus, o Único Pastor que as ovelhas reconhecem como Chefe da Igreja Verdadeira.
Corações ao alto dando louvores a Deus! No amor do Pai, na salvação do Filho e na orientação do Espírito Santo! Corações ao alto! Pois é verdadeiramente dígno e justo louvar o Deus Todopoderoso, que por amar os seres humanos no mundo, enviou seu Filho para assumir a humana natureza e redimí-la, mesmo com o sacrificio de sua própria vida. Tenhamos coragem! Pois Jesus Cristo venceu a morte, o pecado e o mundo. Ele verdadeiramente morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou deixando o seu sepulcro vazio, em kenosis, e esta kenosis aponta para a nossa segurança, para a nossa esperança. O Cristo e Senhor vive verdadeiramente e está conosco e em nós até o fim dos tempos, sem abandonar o Sumo Sacerdócio como nosso Advogado no Santuário Celeste junto a Deus. Louvado seja  Deus!
   Que Deus nos abençôe  a todos!
 
Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo  Evangélico  Salomonita
   Visite o site: www.icai-ts.org.br